Gordigear Explorer

Tenda de tejadilho

Não sendo um modelo de entrada de gama, há uma atenção aos pormenores, os quais passam desapercebidos, se não estivermos atentos. Como a capa que a protege quando fechada, onde as costuras e a vulcanização são feitas com um cuidado especial. O material do corpo principal tem uma nobreza palpável no tecido e a qualidade do colchão é fora-de-série.

Gordigear Explorer

Esta fora a nossa primeira tenda de tejadilho, recomendada por amigos. Andáramos a ver outras marcas e modelos, mas os relatos eram tão determinados e entusiasmantes, que optámos por abandonar a nossa primeira escolha. Por ora, é segredo qual foi o modelo inicialmente escolhido por nós, guardando para quando a tivermos oportunidade de testar nós mesmos.

É daquelas tendas discretas e, na aparência, sem nada de exuberante que pudesse levar alguém a dizer "É aquele que tem cozido e assado". O que a distingue é ser bom em tudo o que se propõe ser: uma tenda de tejadilho preparada para a dureza e agressividade do clima e ambiente envolvente.

GALERIA DE IMAGENS E VÍDEO

COLCHÃO

De todos os colchões que já testámos em tendas de tejadilho flexíveis, o da Gordigear é o melhor, com isolamento adicional da plataforma, muito útil em climas agressivos como este.

TECIDO 

Apesar de utilizar um poli-algodão de alta densidade, este não foi adversário para o frio que caíu sobre nós durante a noite. Toda a qualidade desta tenda nota-se nos acabamentos e pormenores: os remates de linha, as vulcanizações de costuras, as protecções dos terminais das varetas exteriores...

VISTA DESIMPEDIDA 

Por não ter o avançado do lado da escada — como a sua “irmã” Explorer Plus — a vista não fica obstruída, permitindo tirar máximo partido da janela de topo, bastando apontar a traseira da pick-up para o melhor azimute.

ACESSO 

Esta configuração, que combina uma tenda flexível na zona de carga da pick-up, facilita muito a abertura e arrumação, ficando tudo à mão, sem recorrer a escadotes ou “banquinhos do IKEA”. Fechada, a tenda encaixa na perfeição, sem perturbações aerodinâmicas algumas, como que feita por medida.

CAPA EXTERIOR 

Quando se fecha a tenda para seguir viagem, usamos a capa exterior, a qual deve ser bem resistente para fazer frente às adversidades do clima e agressões de ramos e tudo o que surja nos caminhos apertados de fora-de-estrada. A capa exterior da Gordigear é muito boa, fazendo lembrar quando se fabricava para durar o mais possível, e não fazendo contas ao "ciclo de vida do produto", terminologia da nova engenharia economicista. É daquelas de antes do "usa e deita fora". 

Equipamento incluído no artigo

ImilChilled

Overland Portugal

Equipamento ensaiado aqui:

Isly

montanha, lago

oUTROS ENSAIOS DISPONÍVEIS