ImilChilled

Overland Portugal
Overland Portugal

Overland Portugal

15 de janeiro de 2021

4WD

4wd, rooftoptent, marrocos, overlandportugal

Marrocos não é só feito de Sol, deserto e calor tórrido. Um universo quase paralelo esconde-se na montanha do Alto Atlas, polvilhado de neve e roupa quente.

Depois do bulício das ruas apertadas de Fés, esperava-nos o Atlas, o Alto, o magnífico que tudo testemunha desde as suas cumeadas cobertas de neve. Mas era o silêncio de um pequeno vale encaixado na montanha que nos movia. Aí dormiríamos na tenda depois das duas noites a sentir-se inútil e enxovalhada num parque poeirento às portas da maior medina de Marrocos. 


Este é o camaleão dos países de África — um dia de viagem leva-nos do bazar frenético à calma da montanha, dividida apenas com pastores e rebanhos. Vencida a portela — ou passo — e a montanha revela o vale tranquilo de uma das aldeias que se mantém genuína, apesar de estar no caminho de uma das maiores atracções turísticas do reino — a garganta do Todgha. 


Já procurávamos no saco a roupa mais quente e ainda o Sol ia alto na descida para o Auberge Tislite, reflectido no espelho de água, perfeito não fora os patos do pequeno lago. A estrada continua por mais uma meia-dúzia de quilómetros antes de se chegar à aldeia. Mas estamos interessados no caminho de terra que leva até às margens. 


Viéramos entretidos a partilhar as histórias de viagens passadas, todas feitas de moto e todas — sem excepção — com uma paragem para visitar Malika. Uma mulher pastora simples, tomou nas suas mãos explorar o pequeno albergue com apenas quatro quartos em volta de um páteo interior e um fogão a lenha.

(excerto)

Equipamento incluído neste artigo 

Gordigear Explorer

Tenda de tejadilho

Equipamento incluído neste artigo 

Nissan Navara 2.5 TD D20

Viatura 4WD

Andámos por aqui, neste artigo

Isly

montanha, lago

Outros artigos publicados