Anatomia TT

Revista Overland Portugal
Revista Overland Portugal

Revista Overland Portugal

30 de junho de 2021

Formação

formacao, navara

É uma turma variada, a que se propõe a aprender as bases da condução fora-de-estrada, tanto nas viaturas como nos perfis de condutor. O que os unirá?

Temos um mapa connosco e uma direcção vaga para onde queremos ir. Estamos na costa oriental australiana, onde o terreno é uma incógnita e o apoio de alguém, uma ilusão. Contamos connosco, com o que sabemos fazer e a viatura é capaz, limitada pelo desenho e engenharia. Tiraremos tanto desse dia, quanto menores forem as ansiedades e preocupações. O efeito de uma noite mal dormida na véspera — por causa do receio do desconhecido, alimentado pela consciência de não sabermos os nossos limites e os da viatura — transforma uma experiência de prazer num tormento, sofrendo muito por antecipação. Nove em cada dez vezes provará ser injustificada a preocupação, mas aquela que sobra torna-se tóxica, envenenando a viagem e a aventura. Preparámos a viatura o melhor que pudemos — por que não prepararmo-nos a nós mesmos, condutor e navegador?

Motivação

São muitas as motivações que levam cada um a participar numa acção de formação estruturada. A nossa é ganharmos tranquilidade e diminuir a ansiedade. Em viagem, não se procura o obstáculo — separam-nos do destino dificuldades a transpor, as quais precisaremos de saber avaliar quando se apresentarem. Estamos constantemente a analisar esse trinómio — viatura, piloto e terreno — e a tomar decisões que preservem a nossa integridade e segurança.

“Temos mais sorte quando estamos bem equipados e preparados” — diz o adágio popular, e isso não se esgota em comprar a melhor pá para desatascar, ou equipar o melhor guincho. Para nós, a motivação para esta formação é levarmos melhores ferramentas — mentais e de perícia — para avaliar o que se apresentar a cada milha da viagem.

Na brochura, o curso promete ser prático, propondo-se ao longo de dois dias ensinar as técnicas essenciais para condução fora de estrada com total segurança, considerando as especificidades da viatura e do condutor, indicado para iniciantes ou quem queira melhorar.

A promessa ajusta-se ao que precisamos.


(excerto)

Equipamento incluído neste artigo 

Nissan Navara 2.5 TD D20

Viatura 4WD

Outros artigos publicados