No Sopé da Montanha

Revista Overland Portugal
Revista Overland Portugal

Revista Overland Portugal

8 de outubro de 2021

Tenda de Tejadilho

rooftoptent, equipamento, thule

"A última povoação dista cinco quilómetros quando encontramos o local ideal. Abrimos a tenda, fazemos a cama, pomos a mesa, fogão e cadeiras estão prontos. Mas esquecemo-nos da comida.
Se ao menos tivéssemos uma bicicleta..."

Há muitas formas de tirar partido do campismo ao ar livre. Quando se opta por acoplar veículo e tenda, onde um vai, o outro segue. Por isso muitas autocaravanas incluem uma forma de transportar as bicicletas ou motorizadas — para que uma vez estacionados, a mobilidade mais fina de proximidade seja feita recorrendo a elas.


O melhor de dois mundos

As empresas de equipamento que se mantêm atentas ao mercado das actividades ao ar livre vão captando estes sinais. Este modelo da Thule parece piscar o olhar a quem sente a necessidade de acampar ao ar livre usando uma tenda de tejadilho, mas não abdica da bicicleta, canoa ou caiaque quando estaciona algures. E são inúmeras as razões para o fazer, desde ir comprar pão fresco à aldeia mais próxima enquanto a nossa companheira dorme na tenda, até explorar a envolvente dos locais de excepção que o “animal campista” encontra.


Fora da caixa

Neste modelo a Thule arrisca um desenho inovador para servir um segmento que valoriza uma utilização algo distinta para uma tenda de tejadilho, com deslocações mais curtas que vão para lá do campismo, seja num percurso BTT ou percorrendo as águas numa prancha ou canoa sem ter de recorrer a um reboque.

A proposta é simples na sua essência — tirar partido das barras de tejadilho para levar uma tenda, sem que comprometa utilizá-las para levar mais coisas. Alguns fabricantes já têm propostas para resolver essa necessidade. Uns optam por dotar a tenda com uma capacidade para levar carga por cima, numa espécie de grade ou sulco na estrutura exterior, ainda que seja difícil transportar uma bicicleta nestes. Outros apostam num atrelado, para o qual remetem a tenda e outras comodidades, deixando a viatura livre para se mover sem desmontar o acampamento. A Thule optou por desafiar os seus engenheiros a encontrar uma forma de partilhar as barras com outras funções. Limita-se assim à dimensão longitudinal do automóvel, criando uma forma de expandir a tenda única no mercado.

A solução passa por ter uma estrutura tubular telescópica que cresce para fora, enquanto nas demais temos barras perpendiculares aos corpos deitados.

(excerpto)

(excerto)

Equipamento incluído neste artigo 

Thule Tepui Foothill

Tenda de tejadilho

Outros artigos publicados