Onde Vivem os Deuses

Revista Overland Portugal
Revista Overland Portugal

Revista Overland Portugal

29 de junho de 2021

Tenda de Tejadilho

equipamento, rooftoptent, thule

É num território sobre-humano que nasce a história de hoje. Estamos em Canaima, a terra dos 100 tepuis que se erguem numa selva cheia de animais exóticos. É aí que o seu espírito animal rasga o mais azul dos céus contigo.

Tepui.

Uma palavra tão pequena encerra um mundo de fantasia, pleno do que são feitos os sonhos de viajantes e exploradores, de meias brancas bem esticadas até ao joelho, pouco abaixo de onde termina o calção caqui. Na mão, uns binóculos para ousar espreitar cada tepui que se ergue, emergindo de uma selva exótica, como se competissem entre si para ver quem chega mais alto, para assim ganharem as honras de serem eleitos para “Casa dos Deuses”.

Os Pénom podiam apenas imaginar o que haveria bem no topo destes planaltos envoltos em nuvens, de onde se despencam cataratas em quedas de mil metros. Hoje, são um povo de guias e carregadores — como os Sherpa nos Himalaias —, responsáveis por todas as expedições no Parque Nacional de Canaima, zona remota da América do Sul, perto das fronteiras da Venezuela com o Brasil e a Guiana.

Mitologia Pénom

Acreditam que o espírito maligno Canaima possui os doentes e doidos, capaz de os erguer e levar para junto dos deuses. No meio da selva abrimos a tenda azul no tejadilho, esperando que os seus tons cerúleos o apaziguem mas, enquanto montamos acampamento, mantemo-nos vigilantes de olhos postos nas nuvens, procurando vultos alados. A lenda refere que chegará vindo de cima, numa enorme asa que raptará os loucos incautos, subindo até ao topo dos tepui. E, pelos padrões das sociedades e civilizações, é um facto científico que, dentro de cada viajante, vive um louco.

(excerto)

Equipamento incluído neste artigo 

Nissan Navara 2.5 TD D20

Viatura 4WD

Equipamento incluído neste artigo 

Thule Tepui Ayer 2

Tenda de tejadilho

Outros artigos publicados