Caçadores de Estrelas

Overland Portugal
Overland Portugal

Overland Portugal

29 de setembro de 2020

4WD

4wd, alentejo, rooftoptent, overlandportugal

Quando o calor aperta e as noites convidam a dormir ao relento, uma tenda com uma clarabóia pode fazer a diferença.

"Quarenta. 

O termómetro cumpria a promessa do oráculo online — tempo quente e seco. Nada disto seria inesperado em pleno mês de Julho, não fora este um dos anos mais regados pela chuva de que há memória no Alentejo. — «Até nas pedras cresce erva» — usando a expressão popular alentejana, repetida nas conversas que fomos semeando pelos cafés nas aldeias. 


Mas isso não impediu que, em menos de um mês, as planícies norte-alentejanas trocassem o verde pelo dourado, agora sem as flores brancas e amarelas que deram lugar às serugas que levamos connosco para casa espetadas na roupa." "O calor pede água, fresca de preferência. As barragens convidam e nós aceitamos. 


Chegámos às margens da albufeira, ainda gorda e cheia, com as pequenas ondas a tocar os grossos troncos do montado de sobreiro. A estrada acaba junto às ruínas com duas pequenas casas já sem telhado e vencidas pelas silvas. Do lado de cá da cerca, uma vaca colhia os frutos da sua ousadia, depois de arriscar mergulhar para aqui chegar. Interrompe a pastagem, levantando a cabeça e descobrir a pick-up preta que se acerca. 

Nem o «mata-vacas» a parece assustar."

(excerto)

Equipamento incluído neste artigo 

Darche Intrepidor 140

Tenda de tejadilho

Equipamento incluído neste artigo 

Nissan Navara 2.5 TD D20

Viatura 4WD

Andámos por aqui, neste artigo

Abrilongo

barragem, alentejo, lago

Outros artigos publicados