Marbellosa

TREVL - de moto pelo mundo
TREVL - de moto pelo mundo

TREVL - de moto pelo mundo

Motorcycle

moto, espanha, trevlmagazine

Ainda que viajar de moto esteja longe de ser uma ciência exacta, esta é uma regra de três simples
E é mesmo simples — são três, duas à frente e atrás, a roda do costume.

"Mas contava-vos de três motos — duas da polícia e a nossa, e por que razão os agentes da autoridade abrandam para se colocarem a nosso lado. Olhamos para eles, mas não é para nós que eles dirigem o olhar. A cabeça dele tem aquele ângulo que nos fomos habituando a ver ao longo da viagem na qual testamos a nova Yamaha Niken GT. Um ângulo que revela a curiosidade pelo inusitado, pelo peculiar — uma segunda roda onde apenas deveria estar uma. Mas deveria mesmo ser apenas uma? Essa é a pergunta que esta viagem procurava responder. E, quando finalmente, o agente levanta a cabeça na nossa direcção, ergue também o universal polegar, como quem diz — Eh! touro lindo! — quando se tenta pegar de caras este animal.


São muitas as razões pelas quais esta proposta da Yamaha faz parar o trânsito e dar um passo atrás a quem se cruza com ela. Espanha tem uma cultura motociclista forte, sendo provável que a maioria dos seus habitantes tenha um capacete em casa. Esta característica torna-os conhecedores deste mundo das duas rodas que agora ponderam — como nós — reconsiderar como o chamam.


A principal razão para que sejam duas as rodas na frente da Niken é permitir curvar como nenhuma outra moto, imprimindo um andamento feito em confiança por estradas sinuosas ou mesmo sujas. 

Se uma roda fugir, sempre está lá a outra — pensamos. Mas — como o nome de baptismo antecipa com as suas duas letras GT no final – é também uma moto feita para viajar longas horas na estrada. Desenhámos assim um itinerário com três — sempre o número três — componentes principais, feito por estradas de montanha, auto-estrada e ambiente citadino. O plano seria atravessar as serras andaluzas que escondem a costa de Marbella, seguindo pelas curvas rápidas de Aracena e pelas — ainda mais rápidas — auto-estradas até à fronteira.


Olhando para este conceito inovador da Yamaha não é fácil encaixá-lo em nenhuma gaveta. Talvez aquela que melhor lhe sirva seja a desportiva de turismo (sport tourer) e, por isso, este perfil misto de estradas lhe assenta tão bem, ainda que na cidade perca para muitas outras classes de moto — claramente para as mais pequenas e ágeis como as 125 cc, mas também para as trails que conseguem raios de viragem impressionantes, mesmo nos modelos maiores."


(excerpto do artigo "Marbellosa" publicado na revista "TREVL - de moto pelo mundo") 

(excerto)

Equipamento incluído neste artigo 

Yamaha Niken GT

Motociclo

Outros artigos publicados

  • Língua dos Pês

    Língua dos Pês

    Overland Portugal

  • ImilChilled

    ImilChilled

    Overland Portugal

  • Caçadores de Estrelas

    Caçadores de Estrelas

    Overland Portugal

  • A Tenda

    A Tenda

    TREVL - de moto pelo mundo

  • Overland Nepal

    Overland Nepal

    Personal Motographic

© 2021 by destino: abaton

  • Instagram
  • Facebook
  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon