Língua dos Pês

Overland Portugal
Overland Portugal

Overland Portugal

15 de janeiro de 2021

4WD

overlandportugal, rooftoptent, 4wd, alentejo

Para ir para o Pego das Pias, partimos na pick-up, pisamos no pedal até pararmos ao pé da pequena poça, perto dos peixes pequenos. “Podia passar por Paraíso”, pensámos.

"Os alentejanos de Odemira fixam-se no que a carrinha preta carrega sobre si mesma. Estão habituados a ver as pranchas de surf – afinal a costa alentejana não está assim tão longe, ainda que fique na outra direcção. Não são estranhos aos todo-o-terreno que se dirigem para a serra. Há um enigmático volume negro anichado sobre a caixa de carga. As letras vermelhas que de lado formam a palavra DARCHE não revelam muito, enquanto vamos espalhando cabeças a serem coçadas de curiosidade."


Pistas paralelas para passeios peripatéticos

"O limite nascente do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina é desenhado pela N120, seguindo para norte desde Odemira. Quando encontra a Torgal, ribeira afluente do Mira, a estrada torna-se ponte. Antes de entrar nela, há um caminho de terra a Nascente, seguindo os meandros da ribeira. Mas há outro na margem oposta, quase paralelo, acessível depois da travessia da ponte. O primeiro tem um piso melhor, apto para quaisquer veículos, até se tornar num caminho de cabras, literalmente. É então interrompido por largos barrotes de madeira escorados no caminho, antecedendo uma cancela tosca em madeira onde se lê «Proibido a cães e carros». O segundo, mais estreito, irregular e desafiante em alguns troços – estado agravado durante e após as estações chuvosas –, é o único que permite às quatro rodas chegarem mesmo ao Pego das Pias."

(excerto)

Equipamento incluído neste artigo 

Darche Hi-View 140 RTT

Tenda de tejadilho

Equipamento incluído neste artigo 

Nissan Navara 2.5 TD D20

Viatura 4WD

Andámos por aqui, neste artigo

Pego das Pias

rio, desfiladeiro, alentejo

Outros artigos publicados